Depressão e Burnout são problemas de saúde que apresentam sintomas semelhantes. Mas, apesar disso, essas condições possuem algumas particularidades e, portanto, são classificadas de maneira distinta pela Organização Mundial da Saúde.
Acompanhe esse artigo na integra e entenda melhor sobre as principais diferenças entre Depressão e Burnout!
Depressão e Burnout não são a mesma coisa - Entenda
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) Burnout e Depressão se tratam de condições distintos. Sobretudo porque o Burnout é um fenômeno ligado ao trabalho, enquanto que a depressão trata-se de uma doença psiquiátrica crônica capaz de atingir pessoas de diferentes idades.
Para compreender melhor essa distinção entre Depressão e Burnout, vamos detalhar separadamente cada um desses problemas. Veja!
Síndrome de burnout
A síndrome de burnout corresponde a uma condição que tem origem no ambiente de trabalho. Esse transtorno surge a partir de situações que envolvem estresse crônico, bem como podem afetar homens e mulheres. Entre os principais fatores que podem desencadear o burnout em um indivíduo, estão:
⦁ Carga horária de trabalho excessiva
⦁ Falta de reconhecimento no trabalho
⦁ Cansaço extremo
⦁ Sobrecarga de responsabilidades
⦁ Conflitos de valor, entre outros fatores.
Sintomas e Tratamento
Existem alguns sinais que podem evidenciar um quadro de burnout. São eles:
⦁ Cansaço físico e mental extremo
⦁ Dores de cabeça com muita frequência
⦁ Alteração no apetite (comer pouco ou então muito)
⦁ Insônia
⦁ Dificuldade para se concentrar
O tratamento do burnout é feito normalmente através da psicoterapia com a intervenção de psicólogos e psiquiatras. Além do uso de medicamentos, o tratamento também consiste em modificar as condições de trabalho que levaram ao burnout.
Depressão
A depressão é uma patologia psiquiátrica crônica que afeta pessoas de todas as idades, homens e mulheres. De acordo com a OMS, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com esse problem no mundo todo.
A depressão pode ser classificada como leve, moderada ou então severa. Inclusive, os quadros mais graves dessa condição podem levar até mesmo ao suicídio.
Os fatores que desencadeiam a depressão são normalmente predisposição genética, assim como eventos traumáticos e estresse crônico. Mas há outros que assim como os já citados provocam a diminuição dos níveis de serotonina no cérebro.
Sintomas e tratamento
Os sintomas de depressão são bem parecidos com os da síndrome de bornout e incluiem:
⦁ Perda interesse mesmo com atividades que antes despertavam prazer
⦁ Irritabilidade
⦁ Distúrbios do sono
⦁ Sensação de cansaço
⦁ Dificuldade para se concentrar
⦁ Apatia
O tratamento da depressão basicamente é divido em níveis. Os casos mais leves podem ser tratados com terapias cognitivo-comportamental ou então psicoterapia interpessoal. Enquanto isso, os casos mais severos, o tratamento com uso de medicamentos é mais eficaz.
Afinal qual a diferença entre Depressão e Burn Out
Como pode perceber os sintomas dessas duas condições de saúde são similares. O que faz com que Depressão e Burnout não sejam diagnosticadas corretamente em muitos casos. Mas, existem alguns fatores específicos atrelados ao burnout que ajudam na detecção dessa condição.
O quadro de cansaço extremo e exaustão que não resolve mesmo com férias ou então com licenças é um deles. A falta de interesse no trabalho, assim como uma sensação de incompetência também são fatores que se associam diretamente ao burnout.
Portanto, fica claro que Depressão e Burnout são transtornos que se diferenciam em vários aspectos. Enquanto o Burnout é uma síndrome que resulta de estresse crônico de origem no ambiente de trabalho, a depressão é uma doença psiquiátrica crônica que afeta pessoas de todas as idades e não tem uma origem específica.
De todo modo, caso sinta algum dos sintomas descritos acima, o mais indicado é buscar ajuda médica. Somente assim é possível obter uma avaliação mais detalhada, que possa garantir um diagnóstico e tratamentos adequados!
Comments